Já todos sabem que António Macedo nasceu a 29 de Abril de 1926! Do nosso Poeta de Afectos, também já todos conhecem o seu
esboço Biográfico editado em
Livro, onde é retratada a sua Vida. No entanto após o lançamento do Livro Afectos em Abril de 2003, ficou claro que passou a existir um vazio, creio também que todos o reconhecem… Sabíamos que não havíamos esgotado os conteúdos referentes ao tema “Afectos” logo a capacidade que todos nós deveríamos ter para manter viva esta chama que “António Macedo” nos deixou, deveria mais cedo ou mais tarde voltar à “carga” tamanha é a energia que emana dos seus poemas, diria eu era inevitável... logo
http://www.macedoafectos.blogspot.com/
Depois de ter escrito a
1ª linha para este blogue,
![G6_1 G6_1](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYhjt6d_Iuyu5kl0OHDN7UwU3-L0Ai7EfvoXV4UpwhU6cOkPysymojcxMPGx-LIydMitzkeMk2k190-xHHs0dGw8QUfu86O396xAgbW1ggTTPFec1t-f5oza5LaFTw1FpIOVfIIALLgmlI/?imgmax=800)
ou para o
site oficial, como sendo a 1ª iniciativa após o Livro, como uma forma de continuar a falar e a Lembrar “Afectos”, pensei em Dezembro de 2009, que esta aventura teria um fim rápido, que após estes quase 5 meses de blogue ficaria sem assunto, ou sem grandes motivos para escrever, ou que pelo menos iria ser difícil encontrar conteúdos para quase todos os dias, ou pelo menos um “post” por semana (objectivo Inicial mínimo)… Enganei-me redondamente, a cada dia que passa vou encontrando sempre algo, alguma coisa, mais coisas, mais e mais por fazer, para fazer,e claro que diga obviamente respeito a todos nós(familiares e amigos), um aniversário, uma festa, um sucesso, um evento, um vicio, uma memória, um passatempo, uma ajuda de um, umas descobertas do Zé Manuel,Etc. Fica portanto a sensação de que mesmo estando em Inglaterra, é fácil saber das coisas tendo internet por perto, e fazer algum brilharete com este blogue, isto também porque ter uma família como a nossa, assim GRANDE, torna as coisas mais fáceis, no entanto, quero deixar bem claro,
que sem a vossa colaboração que é talvez a peça chave para este sucesso do NOSSO blogue,
seria impossível manter esta chama viva… Bom, eu reconheço que o blogue me consumiu muito tempo, que me deu muito trabalho, que ainda me dá muito trabalho, agora menos talvez, mas tenho que reconhecer, que só consegui chegar até aqui porque tive “BLOGUISTAS”,
e mais uma vez o digo, porque vocês também participaram, uns mais, outros menos, uns activamente, outros apenas pela vontade, outros apenas lendo, mas de uma forma geral todos sempre lembrando, e fazendo passar a mensagem ás novas gerações de quem foi o “Toninho”… sim, porque o meu grande objectivo, que era falar de António Macedo, e/ou unir a nossa família em torno deste “Afectos”, o mesmo que o meu Pai teve quando começou a escrever após a morte da Eva. Este objectivo é ou será sempre conseguido, sempre que alguém lê um “POEMA” seu, aqui no Blogue, no Site oficial, ou ainda no Livro, lembrando ou lembrando-se dele… “António Macedo”…Logo, e por isso um muito
Obrigado a todos, pois graças
![11_trabalho 11_trabalho](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsV3QMtLFA3HaWLzet5mA6vZ6EWyI1VstlVdmFqZ-nxiT1CW5zGzhbEEPRbdJkHRVzGjRB9kua_sDULxYkTgDS5t1aY-iPdcwYZGbfjfVT7zAz368dSSH4QUDuFwnk-vgN8V31irsxL3bX/?imgmax=800)
aos vossos comentários, participações e visitas(mais de 1400 visitas em quase 5 meses) superaram ou melhor superamos em muito qualquer expectativa inicial…
Muito Bem “Macedos”, familiares, e amigos o “Toninho”, agradece! Já agora há que continuar.. A AJUDAR…
Assim Sendo, decidi arriscar para este dia e mostrar-vos um conjunto de Iniciativas, algumas preparadas por mim outras preparadas pelos mais novos(netos, bisnetos, ou outros familiares) como sendo um contributo de todos para perpetuar “Afectos”, e de
certa forma concluir parte deste projecto.
Á pergunta Onde Nasceu António Macedo?
Nasce a resposta: Rua da Fraga, Vila do Conde. No entanto com esta pergunta nascem outras, tais como: Como foi a sua infância, quem eram os amigos dele, como ele era em solteiro, eis algumas respostas a todas estas perguntas e a outras, pela voz da sua Irmã, Ernestina.
Confessou-me a
Tia Tininha um dia algures por Março de 2003, que
![Mª Ernestina Santos Mª Ernestina Santos](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgskYXzze_Ne9r91Bm3dK-joWIVv0FcBQvFzSGjxmH6txNmRss8J0lW0KunHf12LXZdmw6wxQi7Kf850nj9a9ZF9FkwAhmBo52OZZHqIT04WTfNthTju2lI9ZZHf8EWv0vMJJOz9lHtYf59/?imgmax=800)
o meu Pai quando era jovem e ambos tinham pouco mais de 6 anos de idade, de que o que ele mais adorava era o Natal...E que ir ver o sapatinho era algo que o marcava profundamente, que tinha um grande amor à sua Mãe... Era muito bom Irmão, extrovertido, exigente, vaidoso… muito, dizia ela com aquela voz grossa esboçando também um largo sorriso, gostava de se vestir bem, continuava, nada presunçoso, humilde e educado. Já casado ao Domingo ia todas as semanas a casa do Pai e era aí que discutia Politica com o seu pai, um grande defensor do regime da velha senhora, ao qual ele se opunha, figuras como Norton de Matos e Humberto Delgado eram discutidas com grande intensidade entre eles. Continuou dizendo, que depois de terminar a 4ª Classe o nosso pai insistiu para que ele aprendesse a arte de Barbeiro, mas como não gostava da arte decidiu por isso matricular-se na escola da Povoa à noite para continuar com os estudos, onde chegou à sexta classe, o que naquele tempo era já um feito. Esteve a trabalhar na Barbearia que ficava no actual edifício da Caixa Geral de depósitos apenas por alguns anos, até ao final da 2ª guerra Mundial dizia ela, tinha então +/- 20 Anos. Não tinha uma grande característica no corte de cabelo, sabia cortar bem, mas não sabia nem gostava de pentear. Quando perguntei à
Tia Tininha quem eram os Amigos do meu Pai enquanto muito jovem a resposta foi: -Quando era pequeno tinha como amigo o Zé da Hora e gostava de brincar com a roda na “Cangosta” da Bexiga, no entanto existiam outros dois grandes amigos, a saber o Cícero e o Quim Barreto, ambos parceiros na escola primária, e já mais tarde na adolescência, bem como na fase adulta
.
O que não foi dito na sua Biografia, igualmente importante de se saber?
Como e quando nasce o romance entre a Augusta e o Toninho?
Como é lembrado o nosso poeta pelos seus filhos e Esposa?
Quais os momentos marcantes da sua vida?
Eis as repostas a estas e a tantas outras perguntas. No entanto e caso queiram também responder a estas perguntas, e participar ou adicionar outros dados a algo que aqui é dito, podem fazê-lo através de comentário neste post ou enviar e-mail para macedoafectos@hotmail.com, que mais tarde eu adiciono e/ou publico.
António Macedo, conhece a esposa em 1951 nos famosos Bailes do Rancho da Praça, numa das festas de Carnaval tinha então 26 Anos. Quando se junta com a esposa vai morar para Regufe em 1955 já com as duas filhas mais velhas nascidas, e com a esposa grávida da Eva.
Em 1957 vai morar para a Cangosta da Rua da igreja onde nasce a amizade com o Carlos Pontes, pois a casa onde morou pertencia ao amigo.
Em 1961 vai para a Rua da Lapa, em 1965 para a Rua bento de Freitas, e finalmente em 1972 consegue o seu grande sonho, ir morar para a avenida Júlio Graça onde nasce a sua ultima filha a Marta.
![Gil07 Gil07](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5MUCHv8S-5xWp4tt0FmmmIZOrmA0BXzDqjPUUksuOKlF1__NHes6cop13Qj1k376JeDEt1eAoCta1G9p87SN8EWlfCLAd1DkdK6UlC3AoeGUT4oY8a9MoCBagoHt_2nsa31vKRiu7prZS/?imgmax=800)
Entra para o Registo Civil em 1952, mas apenas passa para o quadro em 1960, ano de nascimento do GIL, o seu 1º filho homem, depois de 4 filhas!!! Um ano histórico para ele, e mais um sonho realizado, ter um filho homem!
Em 1992 tem um problema grave de saúde(Vasculite Sistémica). Recupera, mas depois deste problema começam uma serie de outros problemas… Morre, a 3 de Dezembro de 2000 com uma hemorragia Renal.
Na opinião dos filhos e da esposa quais eram os Melhores amigos: Toni Pinto, João do Notário e Dr. Cunha Reis.
A maior alegria do Toninho na opinião da Esposa: O Nascimento da 1ª filho “Adília” e que deu o mesmo nome de sua Mãe.
Tem como piores momentos a morte de uma filha, a Eva por cancro da mama, e de sua mãe já com 97 anos. A morte da filha em 1995 prepara-o para a morte da mãe um ano mais tarde. A Morte da “EVA”é a grande mola impulsionadora para a escrita. Não sendo uma pessoa de desabafo fácil, passou a ter necessidade de escrever para deixar essencialmente valores de compreensão amizade, fraternidade e “afectos”. Tentando ajudar-se a ele próprio pelo sentimento de perda, e assim ajudando-nos também, já que o sentimento era o mesmo, dor e mais dor, pois a nossa “Eva” tinha partido para sempre.
Como Pai, era: Amigo, carinhoso, ouvinte, fiel, honesto, humilde, tinha um amor louco por eles(filhos), um pouco ausente também, eram os óbitos dizia “Ele”, enfim um grande professor.
Do que ele Gostava?
Ler Saramago e Régio
Música , a Opera e essencialmente Pavaroti, e do seu Zeca Afonso.
Futebol – O rio Ave, o seu Belenenses e mais tarde, o Benfica (depois de Salazar morrer).
Atletismo – Adorava ver os Campeonatos do mundo e principalmente os Jogos Olímpicos.
Teatro e Cinema onde era um profundo conhecedor de Artistas e filmes da sua época, gostava bastante de Simone de Oliveira e Batista bastos
Na comida, gostava muito de Peixe, bacalhau, e também cozido à portuguesa.
Expressões comuns com os Filhos:
Grande Garota, ou grandes Garotos.
Minha menina, meu menino…
Burda merda,
“Berter” águas,
Minha Velhinha,
Parece Impossível,
Musica aos Milhões…
Politica, como era ele de Politicas?
Um Comunista Convicto nos tempos da velha senhora! Um homem de grandes convicções e de esquerda…Claro!
![_8 _8](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4PTFm-ZK-S0NlKF309jR2H4oKttzvB38mF8xVcDxY2nFelMrSQbK4BJ_o99EKM0cVd5o7iyfWUw29bHXv6R0uBLJ0ENLNwDFRRmLF4mqY3SO1KpuxGX6-AGrvqa7GnVSxCiK_SfV3sJmg/?imgmax=800)
Não estarei muito longe da verdade, se disser que ele não fez um percurso ligado à politica, porque a condição de pai de muitos filhos, e de fracos recursos, não lhe permitiam ser uma pessoa reivindicativa, e activa no plano politico, embora sempre sentisse essa necessidade, escondendo-a muitas vezes por receio de represálias e para proteger os seus filhos. Coisas do antigo Regime. Segredou-me uma vez que enquanto solteiro ainda chegou a distribuir alguns “folhetos” (muito comum na época) com o seu amigo Sarmento. Mas a verdade é que mais tarde parou com essas actividades pois e reforçando a ideia, tinha medo que a família sofresse com o seu pensamento politico, e daí a sua atitude menos interventiva e reivindicativa .
Existem assim, 3 ou quatro acontecimentos políticos que o marcam, o fim da 2ª grande guerra, O 25 de Abril, e a queda do Comunismo na União soviética. O 1º porque foi o fim da fome, poucos saberão mas existiu muita fome nessa altura em Portugal, a 2ª porque foi o fim da repressão da ditadura Salazarista, da injustiça, e da perseguição, ou seja nascimento da Liberdade... Finalmente a queda do Muro de Berlim, e a consciência de que a Utopia sobre o comunismo existia, e apesar de ser um homem de convicções fortes na sua consciência politica cedo soube perceber que o comunismo feito pela revolução, o comunismo feito pela ditadura, era igual a qualquer politica de estrema direita. Como todos os convictos de esquerda fez a sua evolução mas mantendo-se fiel à ideia da solidariedade e da democracia… Bandeira da esquerda moderna.
Uma vez ele disse-me quando eu tinha pouco mais de 20 anos numa das muitas discussões que tínhamos, especialmente aos Domingos, e sito as suas palavras, pois nunca mais as esqueci, “A democracia é a melhor das politicas”, na democracia não há direita nem esquerda, existe uma vontade enorme de justiça social, paz, e igualdade”… Ou seja o meu pai evoluiu na politica , e com isso ajudou-nos também a fazê-lo…No entanto eu tenho uma certeza, ele morreu comunista, um comunista não utópico, e principalmente, talvez, muito mais “Socialista” .