Noticias MacedoAfectos

A actividade do Blogue está reduzida ao minimo, por motivos pessoais... No entanto o blogue deseja a todos vostos de boas festas!"

Site Oficial de António Macedo

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Prenda de Natal 2009! Livro Afectos Totalmente Disponível Gratuitamente


Com o intuito de dar a conhecer ao mundo os magníficos poemas que António Macedo escreveu, com o apoio e autorização do Circulo Católico de Operários, O livro passará a estar disponível on-line e para “download”, para sempre e para a posteridade em formato PDF.

Esta é uma prenda de Natal deste blog para todos quantos privaram, ou não com António Macedo, e que não tiveram oportunidade de ler ou comprar o seu Livro, e que agora o podem fazer apartir deste blog.

Feliz Natal 2009! click em cima do seguinte link:
Download ou ler o livro "AFECTOS" de António Macedo, editado em 2003

Esboço biográfico:

António Augusto de Almeida Macedo nasceu a 29 de Abril de 1926, numa casa da rua da Fraga, em Vila do Conde. Filho de Adília Praça de Almeida, rendilheira de bilros e mãe de corpo e alma, e de António Augusto Lopes de Macedo, um barbeiro muito querido na sua cidade.
Depois de terminar a 4.ª classe, o seu pai insistiu que ele aprendesse a arte de barbeiro. Como não era apaixonado pela mesma, decidiu continuar os estudos, à noite, numa escola da Póvoa de Varzim.
A pneumonia da época impediu-o de prosseguir a vida académica, retirando-lhe uma boa parte da sua juventude. Este acontecimento obrigou-o a continuar na barbearia. Não tinha uma grande característica no corte de cabelo, sabia cortar bem, mas não sabia nem gostava de pentear. Foi por intermédio de um grande amigo, José Sarmento, que em 1952 surgiu a oportunidade de trabalhar no Registo Civil de Vila do Conde. Em 1960, contou com o apoio do Dr. Gualter Augusto Rodrigues para ingresso efectivo na carreira de funcionário público, onde permaneceu até 1996. Foi, durante 44 anos, o homem dos casamentos, dos bilhetes de identidade e dos óbitos...
O casamento, os nove filhos e os amigos deram-lhe experiência suficiente para se tornar tão grande na amizade, como no carinho, no amor, na fidelidade, na honestidade e na humildade, enfim, ser grande, sobretudo como professor da sua família.
A sua aptidão para a poesia foi muito recente, nascendo, em paradoxo, com a morte de sua filha Eva. Este acontecimento deu-lhe consciência de que o amor a sua mãe, à esposa, aos filhos, aos amigos, à vida e à liberdade, ainda não tinham sido ditos de forma clara.
Em 1996 a reforma abriu as portas ao tempo de escrever poesia e não foi fácil, porque a falta de visão, provocada pela doença, não o deixou verdadeiramente livre. Por isso, aos 71 anos, decidiu abandonar a sua máquina de escrever e usar as novas tecnologias (computador) e, em apenas 3 meses, já conseguia escrever tudo no processador de texto!

A sua determinação e força de vontade, levam-no a escrever sem limites, quase numa corrida louca contra o tempo. Sentia talvez que, quanto mais escrevesse, mais depressa poderia morrer, ou mais longe estaria da morte e do esquecimento.

A publicação deste livro não era uma intenção, mas tão só uma vontade de demonstrar os seus afectos pelas pessoas que com ele partilharam a vida.

8 comentários:

Anónimo disse...

Estamos todos aqui reunidos a ver com atenção este fantástico post. MUITO OBRIGADO pela dedicação, pelo tempo e pelo momento que criaste. Este espaço fica, assim, ainda mais, valorizado!!

Somos o que somos por ele e por causa dele. Reunimo-nos hoje, em mais um Natal, para provar que continuamos aqui TODOS! Junto e unidos! Uns para os Outros, a honrar os valores da família que ele nos ensinou.

Gualter, Gonçalo, Inês, Branca e Tiago foi lindo não só ouvir-vos, mas principalmente ver-vos. Foi também confuso, mas é mesmo isso que nós somos - quando nos juntamos não há silêncio, há abraços, histeria e palmas (muitas)... quando percebemos que do outro lado da câmara estavam vocês em Bedford, redobramos as palmas, a alegria e, claro, a hhisteria!!

Muito obrigado! Ler este post, foi MAIS UM grande MOMENTO da nossa noite! Obrigado!

Feliz Natal!!

Avó Augusta, Adília, Vítor, Eduarda, Lisa, Zé, Gil, Teresa, Mónica, Lemos, Patrícia, Paulo, Marta, Vasco, Nandinha, Sérgio, Bete, Ricardo, Ricardo, Ná, Mafalda, Moreira, Arnaldo, Lú, Gil, Diogo, Rita, Silvia, Paulo, Gu, Sara, Eduardo, Miguel, Hugo, Pedro, João, Beatriz, Francisco, Mariana, Rui... e ... TODOS!!!

Nandinha disse...

Ao meu Avô, Padrinho, segundo Pai, o homem que muito me ensinou o meu OBRIGADO.
A ti Tio obrigado por nos dares a oportunidade de "reviver" tantos e tão bons momentos.

Quem escreveu a mensagem anterior??? não assinou?

Beijos grandes
Nandinha

patrik disse...

Oi Nanda
foi escrito pelo Diogo, MAS ASSINADO POR TODOS! Tu inclusivé...
bjs

Nandinha disse...

Pois... esclarecida
Beijos

Unknown disse...

Gualter

o pai do teu pai, teu avó, chamava-se Augusto e não António, isso está naquele recorte de jornal que te enviei, que falha grave e ninguem reparou.
tem que ser sempre o mesmo "chato" a alertar os erros...ai...ai...ai...

Gualter Macedo disse...

Zé obrigado pelo correcção, que alias diga-se faz todo o sentido.

São contributos como este que realmente são precisos para que o blog e o site tenham rigor.

Quanto ao erro, bom, tratou-se realmente de um erro aquando da escrita da biografia, e que tem alguns anos(2003), pois no original do livro também está assim, o que está mal. Os erros aqui no blog e no site são fiéis ao original da biografia do livro, já que apenas fiz copia exacta do original do livro. De facto todos falhamos, aquando da escrita da biografia, e tenho que reconhecer que caso não surgisse a imagem que enviaste sobre a barbearia, e seria difícil de detectar. Sem querer me desculpar, eu não cheguei a conhecer o meu avô, pois quando ele morreu, eu tinha pouco mais que 1 ano de idade!

Assim sendo impõe-se a correcção do nome do meu avô! Mas o erro no Livro manter-se-á, vou colocar uma adenda e chamada de atenção na biografia online do site..

Well done Zé Manel
Many Thanks, m8!

Gualter Macedo disse...

Ja agora, Zé, muito obrigado pelos ficheiros que me enviaste!
Aquele abraço!

jotacanas disse...

gualter

a tua irmã pergunta o que vais fazer com os poemas do teu pai e quer saber se pode participar no concurso.

já agora queria aprsentar para o blogue um voto de rápidas melhorias para o nosso "outro" ZÉ GRAÇA, que teve hoje alta clinica após cirurgia ao joelho, para o nosso atleta MELHORAS e que brevemente possa apresentar nos sintéticos os seus fabulosos dotes de futebolista

Ajude o Blog, visite este anúncio!

Informações Úteis Bobre o Blog e Livro Afectos

"Um Poeta de Afectos" - Editor: Círculo Católico d’Operários - Titulo Livro: AFECTOS

Vila do Conde - Abril.2003 - DL: 195056/03

E-mail do Blog: macedoafectos@hotmail.com

Quem viajou no site.