Noticias MacedoAfectos

A actividade do Blogue está reduzida ao minimo, por motivos pessoais... No entanto o blogue deseja a todos vostos de boas festas!"

Site Oficial de António Macedo

domingo, 20 de dezembro de 2009

A Mãe vai á Marta, e o resto?

Pois é está a chegar o Natal, Bedford , Londres, Milton Keynes, estão todas engalanadas. Por cá o Natal é muito especial para todos, mas é diferente, muito diferente…
Esta semana fiquei a saber onde posso comprar um bolo-rei para a ceia de Natal, vou ter que percorrer 70km para o conseguir, e já está encomendado. Quem diria que um bolo-rei fosse algo tão importante e difícil de encontrar para mim, parece até patético para quem mora em Portugal, e é, mas não o é para mim, pois simboliza um pouco do cheiro português que é preciso no Natal, o cheiro das prendas, o cheiro das rabanadas, o cheiro do bacalhau, o cheiro do Bolo-rei, do queijo, o cheiro da família... Quando não temos o conforto do nosso país, procuramos o conforto das coisas, para atenuar a saudade, essa do tal sentimento único português e que aperta por estes dias.

Este ano tudo é diferente para mim, tenho que conviver com o cheiro, e o frio da neve, que chegou este ano com força, e bastante mais cedo. Com o cheiro do peru, o cheiro dos vizinhos, pois os blocos de apartamentos não têm a mesma qualidade portuguesa, e deixam passar os outros cheiros. Alguns demasiadamente fortes, como é o caso dos Indianos com o seu Caril, por isso há dias em me parece não cheirar a Natal, mas o pior é que é Natal, e se não vamos buscar o nosso sinal português, então é que não cheira mesmo.



Como é diferente este Natal em Inglaterra, começa logo por não haver subsidio de Natal, ou seja menos dinheiro, o que por si só é uma desvantagem, pois todos usam cartões de credito e ficam a pagar os excessos durante o ano... è verdade que o espírito Natalício é o mesmo, mas não é a mesma coisa, não sei se me entendem, mas não é a mesma coisa simplesmente porque não consigo estar ao lado de quem mais amo, a minha família, é diferente porque este ano não posso dizer "feliz Natal" tenho que dizer" Happy Christmas", não sei se percebem, mas soa-me a falso, é estranho...além disso costumo fazer aquilo a que se costuma chamar de percorrer as “capelinhas”, e ir cumprimentar os meus amigos, os do trabalho e os bons. Tem ainda a azafama da ultima prenda no supermercado ou na Loja...Por aqui tudo é diferente, não tenho os meus amigos, não tenho os meus familiares, tenho outros amigos, mas insisto é diferente e é diferente porque, não vou ter a azafama das compras no ultimo dia, nem a tradicional troca de prendas, com os meu familiares, (os primos com primos, e os irmãos com irmãos), os casados e os solteiros…Por cá decidimos, fazer uma espécie de ronda de necessidades…Que lista…Pobre…simples, mas com muito amor, paz e harmonia, como pede o Natal!



Pois é ouvi dizer que a D. Augusta vai á casa do Vasco….Ou da Marta…se preferirem, e o resto?


3 comentários:

patrik disse...

Nós jantamos na casa da zau com o Toni e a mãe do paulo como já vem acontecendo há alguns anos e é bom....Os meninos gostam e o Paulo não podria deixar os seus nesta noite e eu fico bem pois afinal são tb a minha familia.
MAS, para mim, a cereja do bolo, claro, vem depois aí pelas 1h/2h da manhã, quando nos reunimos todos (sempre onde estiver a mãe)para a "barracada macedo" do costume sem a qual DEFINITIVAMENTE não passo!
E Gualter... estás sempre connosco bem sabes.(tu e os teus...)
BOM NATAL FAMILIA!!!
(isto é a gritar e uns "olha o gelado" e "mto bem mto bem muuuuito bem iu" á mistura)

DMG disse...

Feliz Natal!!!!!!! Gualter, que grande post! Percebo-te bem (embora nunca tenha experienciado o Natal longe, sei bem o que são datas importantes vivdas longe... não sabem, não cheiram, não se VIVEM da mesma forma). Mas, faz parte e, na verdade, já valeu a pena não te ter connosco (nunca vale, mas já vais perceber o que te quero dizer... lol) pois abriste o coração e escreveste este post. Sinto-te bem com a vida e isso é bastante bom, em especial, nesta fase, porque o Natal é isso mesmo: vermos e sentirmos que os outros, os que nos rodeiam, longe ou perto, estão bem.

FELIZ NATAL em Inglaterra e como bem diz a Patrik, estão todos sempre connosco.

Grande abraço

P.s. - não imaginas o sucesso que a tua prenda do ano passado (moldura digital) ainda faz...

P.s.2 - O Tiago está enorme!!

Gualter Macedo disse...

Thanks malta, mas ainda falta o resto....!

Ajude o Blog, visite este anúncio!

Informações Úteis Bobre o Blog e Livro Afectos

"Um Poeta de Afectos" - Editor: Círculo Católico d’Operários - Titulo Livro: AFECTOS

Vila do Conde - Abril.2003 - DL: 195056/03

E-mail do Blog: macedoafectos@hotmail.com

Quem viajou no site.