Posso contar aqui a história de porque é que os anos na China são anos de animais, 12 animais diferentes para ser mais específico. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento transformou-os nos signos da Astrologia chinesa. Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali. Desta forma, se 2008 foi o ano do rato, a 2009 foi atribuído o Boi (búfalo), assim sendo 2010 será o Tigre, e assim por diante.
Bom, mas eu não estou cá para falar do fim d´ano dos “Budas”, quero apenas fazer uma ponte para o meu raciocínio, e para o ridículo que por vezes é esta nossa sociedade de consumo… E também dar alguns conselhos aos meninos e meninas que se preparam para sair para a festa… Como é o caso do Gonçalo!
Posto isto, será que faz algum sentido, grandes comemorações? Os cristãos dizem que muda o ano, a 31 de Dezembro e para o ano 2010, eles os “Budas”, dizem que só mudam para o ano 4708 a 14 de Fevereiro, do nosso ano 2010! Entendem esta confusão? Claro que sim, ou claro que não…Nem eu, ou melhor também eu! :)
Bem, eu diria, que tudo não passa de números, ao qual todos querem associar historias, de sorte, fé, ou azar. Eu não vou muito nestas cantigas, e por isso nunca sigo ou embarco em grandes festas ou superstições nestes dias, exemplo disso são as passas e champanhe, ou o “Pé direito”…A ideia de pedir para ter um ano bom, é tão igual como a de pedir um dia bom, ou uma semana boa! O que muda é que neste dia nos tornamos mais ambiciosos, e antes do último dia do ano acabamos a pedir pelo menos paz e saúde para todos por um período mais prolongado, ou seja 1 ANO…O Problema é cumprir… Mais fácil é pedirmos um dia bom todos os dias, antes do nosso dia acabar, Mas ninguém faz isso, ou faz, talvez quem reza, reza todo os dias, ou não?, Eu não! Mas muita gente o faz, mas sinceramente hoje em dia, conheço poucos que o fazem…Logo, e por isso um dia serão muito poucos também a comemorar o ano novo, ou será que serão mais? Talvez sejam mais, pois o fulaninho da coca-cola fez o Pai Natal, e é, o que é, para as grandes superfícies. E agora os presidentes de câmara, fazem ou dão o fogo de artificio, os hotéis ficam cheios, as discotecas idem, e as ruas inundadas de gente ávida de mais gente, e fogo de artificio… Transformando assim a nossa tradicional Seia de Ano Novo, numa Seia só para casados e reformados, pois os jovens vão neste dia para bem longe dos pais, eu também ia na idade deles, preferindo passar as ultimas horas do ano com os amigos, sendo que alguns o fazem durante a noite inteira pela 1ªa vez, com a agravante de beberem muito, álcool, e quase sempre sem limites, não controlando depois as asneiras… Ou seja, hoje existem 3 tipos de festa de fim d´ano, a dos velhotes(pais), velhos e pobres, a dos Ricos, e a dos JOVENS. Os velhotes, velhos e pobres passam em casa, com a garrafinha de champanhe e as uvas passas, os Ricos passam onde querem, com quem querem, e com o que querem, finalmente os jovens, que mais parecem dizer, até que enfim eu tenho uma noite inteira sem os meus “cotas” me darem na cabeça. Há ano e passagem d´ano,
Há carro, família e champanhe
Há também que dormir, descansar e Pi…Dançar, lol…
Há também que voltar para o Ano…
Muito juizinho, porque nunca estamos sós na estrada, já dizia o “Toninho” o problema são sempre os outros…
Seguindo a tradição desejo como é obvio um bom ano para todos, todos os dias...Capiche?








